Livro Gratidão

“Ilha de Santa Catarina, um sentimento de Gratidão”
Autoras: Nilva Damian e Sandra Puente

Um livro de fotografia, inspirado no sentimento de GRATIDÃO pelas belezas da nossa ilha. Elaborado a partir do olhar feminino das fotógrafas Nilva Damian e Sandra Puente, com apoio de textos poéticos da escritora e jornalista Bebel Orofino. Este projeto artístico é uma forma de retribuição à Ilha de Santa Catarina que generosamente presenteia a todos com seus encantos naturais, patrimoniais e culturais.

A Ilha de Santa Catarina é reconhecida pela riqueza de seu patrimônio natural: a beleza de suas paisagens que encantam a todos que a visitam, mas sobretudo, àqueles que vivem em seu espaço.

Em uma área de 425 km2 a Ilha de Santa Catarina reúne um conjunto de paisagens que inundam de poesia os sentidos das pessoas que vivem em seu ambiente. São praias para todos os gostos com mar bravo e manso, com areias finas e grossas e caprichosos recortes de costões, com uma vegetação de restinga ainda exuberante. E ainda lagoas incríveis, dunas, manguezais que são verdadeiros santuários e uma mata nativa que enche os olhos e os pulmões de quem a contempla.

Mas não é só a natureza prodigiosa que faz da Ilha de Santa Catarina um lugar tão encantador. O patrimônio histórico e cultural também é digno de valorização e respeito. Desde os parques arqueo-astronômicos, passando pelas inscrições rupestres nos costões até chegar às freguesias construídas pelos açorianos e toda a contribuição das outras etnias que compõem o mosaico cultural local; a Ilha tem um arranjo único com traços culturais marcantes em uma belíssima paisagem natural. Por tudo isso a Ilha de Santa Catarina é também chamada de Ilha da Magia.

Este projeto propõe reunir um conjunto de fotografias, que a partir do olhar feminino, signifique a gratidão e assim traduza esse sentimento particular de quem habita e admira a poesia do seu lugar. Gratidão é se sentir parte da imensidão do universo e, portanto, humilde diante das grandezas da natureza e do tempo. É também desenvolver uma atitude respeito frente à vida e à história dos povos ancestrais que nos antecederam.

Nossa proposta é simplesmente agradecer, com belas imagens e textos poéticos, à imensa beleza da Ilha de Santa Catarina que presenteia a todos que nela vivem e a visitam com os momentos mais sublimes, independente de condições meteorológicas ou das estações do ano. Todos os dias, se você observar, se você dedicar tempo para contemplar, a Ilha te oferecerá minutos eternos de poesia para a alma. Na bruma que encobre as baías, no perfume da restinga na caminhada rumo à praia, nas pequenas orquídeas que adornam a vegetação nativa, na imponência da mata atlântica que reveste as montanhas, nos diferentes tons de azule e verde que preenchem as águas do mar, nas nuvens rabo-de-galo que cortam os céus nos dias de vento sul. Todo dia, o ano todo, a Ilha te oferece sentimentos que ativam a espiritualidade em forma de poesia.

Bebel Orofino

Bebel Orofino
Projeto n° 229/19 - Aprovado e executado pela Lei 3.659/91 do Incentivo à Cultura - Vinculado à Fundação Franklin Cascaes



Área: FOTOGRAFIA — Classificação do público: Livre

Editora Vitelli Publisher –
ANO 2023